terça-feira, 15 de setembro de 2009

Brasil criou mais de 150 mil empregos em agosto


O Ministério do Trabalho divulga oficialmente depois de amanhã (5ª feira, 17.09), mas o presidente Lula e o ministro Carlos Lupi já anteciparam que mais de 150 mil empregos formais (com carteira assinada) foram criados no mês de agosto, conforme indicam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

"Certamente vamos bater outra vez recorde de criação de empregos. Deve ser por volta de 150 mil empregos. Enquanto o mundo inteiro está tendo desemprego, vamos chegar ao fim do ano com quase um milhão de empregos novos criados com carteira assinada", destacou o presidente da República.

O número é 0,43% maior do que o registrado no mês anterior, ainda que menor do que o de julho de 2008, quando foram criados 203.218 postos. No acumulado desse ano, de janeiro a julho, o Brasil criou 437.908 postos de trabalho. Com a retomada do crescimento a partir de abril e a recuperação no nível de emprego a partir de julho, o governo mantém a previsão de fechar 2009 com a criação de 1 milhão de vagas, de acordo com os dados disponíveis no Ministério do Trabalho.

A volta da criação de empregos formais e as greves de bancários e metalúrgicos iniciadas semana passada em São Paulo e que se alastraram por diversos Estados - havia 14 mil metalúrgicos parados na 5ª feira passada - são, para mim, o sinal mais claro da confiança dos trabalhadores na nossa economia que voltou aos trilhos e retomou o rumo do crescimento desde o início do segundo semestre deste ano.