
Relembrar a história, discutir o presente e também os rumos do PT num projeto para a sociedade. Esses foram os principais temas presentes na 1ª Jornada de Formação para filiados e filiadas do PT, ocorrida no último fim de semana em Florianópolis. A atividade, realizada em parceria com a Fundação Perseu Abramo, contou com a presença de mais de 100 participantes.
Entre os principais temas debatidos na jornada se destacaram a compreensão da história do PT, sua estrutura de funcionamento, como núcleos, diretórios, setoriais, encontros e congressos, a história das principais Resoluções do Partido, particularmente do 3º Congresso e diretrizes do Projeto Nacional do PT.
“Também abordamos a relação entre o projeto do PT para a sociedade em nível local e o Projeto Nacional, o estímulo à participação nas instâncias partidárias, nos movimentos e outros espaços públicos de participação social”, destaca o secretário de Formação do PT/SC, Allan Alcântara. Ele ainda salientou a importância do estado sediar o primeiro encontro: “serão 10 ao todo em nível Brasil, e tivemos a honra de darmos o ponta pé inicial nesse grande trabalho de formação”.
Para Carlos Henrique Árabe, secretário Nacional de Formação do PT, a maior virtude da jornada é chegar às bases do Partido. Ainda destaca a diferença do PT: “somos um partido diferente. Produzimos e difundimos conhecimento visando a transformação social, e não a dominação. Os encontros da jornada propiciam essa construção coletiva, relembram nossa história e preparam os militantes dentro do nosso modo de pensar e agir, sempre visando o bem social”, diz.
A Jornada ocorre em três etapas. A primeira etapa será regional, prevê a apresentação dos conteúdos e da proposta metodológica de abordagem dos temas para militantes com consolidada experiência de formação e disponibilidade para realizar o calendário das atividades municipais.
A segunda etapa será estadual visando a preparação dos militantes que realizarão as atividades de formação nos municípios, com apresentação e debate dos conteúdos e proposta metodológica (deverão participar secretários (as) municipais de Formação e militantes responsáveis pelas atividades de formação dos filiados nos municípios). A terceira etapa, que será municipal, será a aplicação dos conteúdos diretamente aos filiados. A meta é atingir 100 mil filiados (as) de todo o país ao final da jornada.
Com informações do PT Nacional.
Saldações PTistas
Mário Sérgio
PT Ilhéus